domingo, julho 04, 2010

FOTOGRAFIA DE MODA: PLANEJAMENTO

CUSTOS FOTOGRAFIA

Os custos na fotografia de moda variam em função de uma série de características e incluem cachês de profissionais imprescindíveis:
- fotógrafo: considera-se seu conceito no mercado, sua experiência, seu nível criativo e técnico, sua responsabilidade sobre a coordenação e realização da foto, além do grau de dificuldade específica de cada trabalho.
Esse valor, normalmente, é traduzido em diárias, que podem ser variáveis: fotos no estúdio, externas, etc.
- produtor de moda (stylist): o que influencia no cachê é o número de fotos (e roupas) e a dificuldades na elaboração das fotos: cenários, objetos de cena, acessórios, etc.
- hair stylist: especialista na área de fotografia, cuida do cabelo e maquiagem das modelos, contratado por diária.
- modelo: o cachê varia conforme a mídia e tempo de veiculação, assim como o tipo de modelo: menor custo para as principiantes “new face” e maior para as top e celebridades.
Basicamente são esses quatro profissionais necessários para fotos de moda, sendo que os três primeiros trabalham com seus assistentes. Independente desses profissionais pode existir outros custos como produção, transporte, estadia, refeições, etc.

LOCAÇÃO
A partir de um briefing de criação e orçamentos aprovados podem-se traçar diretrizes quanto à locação das fotos.
Locação Externa
Este tipo de locação pode ser desde um lugar na própria cidade onde se encontra toda a equipe, como qualquer outro no mundo. É claro que quanto mais distante, maior o custo (estadia, refeições, transporte, etc.) É sempre uma responsabilidade maior de quem coordena tudo para que não haja imprevistos ou falta de algum item na hora da elaboração das fotos. Nem toda locação é perto de tudo, e nem sempre se tem o sol para ajudar nas externas.
O produtor deve fazer uma averiguação com antecedência para saber se há necessidade de autorização ou pagamento de alguma taxa para se fotografar em alguns lugares públicos. Sem dúvida que em lugares privados tem que ter uma autorização prévia.
Nas locações externas não tem as mesmas condições de um estúdio no que se refere à privacidade, segurança e conforto, portanto medidas devem ser tomadas para garantir esses itens principalmente quando houver a troca de roupas.
Foto: Mert Alas-Marcus Piggott. Foto externa para a grife Gucci.
Locação Estúdio
As vantagens de se fotografar em estúdio, alem do conforto e infra-estrutura (cozinha, camarim, banheiros) é o controle da iluminação da foto. O fotógrafo pode criar qualquer tipo de efeito ou condição de luz que em foto externa não seria possível.
Foto de moda em estúdio pode ser aquela em um simples fundo infinito, como fazer uso de cenários ou objetos de cena. Podem-se criar situações reais ou estilizadas.
Foto: Patrick Demarchelier
Nas principais cidades existem estúdios para locação com ou sem equipamentos cobrados pelo valor hora de uso. Alem dos estúdios tem empresas que alugam todo tipo e potência de iluminação pelo valor de diária.
O site= http://www.kubiktoto.de permite você entrar em um estúdio profissional de moda, através de animação em 3d.

PRODUÇÃO DE MODA
"Um produtor de moda tem de entender de tudo um pouco - cinema, arte, música, tendências, maquiagem - e, principalmente, ter uma completa agenda de prestação de serviços, pois ele é a figura central que costura o trabalho de todos os profissionais e serve de ponte para os que trabalham na equipe. É ele quem sabe qual o melhor cabeleireiro, entende o funcionamento das agências de modelos, faz o casting e providencia transporte e alimentação para todos." diz a produtora Andrea Stoppe.
“O produtor de moda é o profissional que busca elementos, modelos, roupas e acessórios, para a realização da fotografia, filmes, desfiles visando alcançar o ideal de beleza pré-estabelecido por uma pauta específica. Seu papel cruza-se com o dos produtores executivos de objetos, mas na maioria das vezes ambas as funções são feitas pelo produtor de moda”, relata Edyr Moraes, professor do curso livre de produção de moda no SENAC.
A produção de objetos pode ser qualquer peça decorativa, ou efeito que transmita uma idéia, quer esteja inserida no cenário ou na modelo.
"Para produzir junto com um fotógrafo o produtor tem de ter noções básicas de foto - P&B e colorida. O produtor cuida de todo visual da modelo (roupas, acessórios, maquiagem) e tudo que faça parte do contexto fotográfico, deixando tudo pronto para que o fotógrafo possa agir."
Para conseguir todos os objetos e acessórios para as fotos, o produtor, através de consulta em sua agenda, entra em contato com os fornecedores que mediante uma porcentagem de (normalmente) 10% do valor da peça ou produto, faz o empréstimo. Quando se trata de um fornecedor antigo e de recíproca confiança não existe essa taxa. O mais usual é, por questões de garantia, que o fornecedor solicite um cheque caução no valor do produto que é devolvido no retorno do produto ou peça. É claro que o produtor terá despesas já previstas e inclusas no orçamento da produção das fotos como alimentação da equipe, transporte, contratação de alguns serviços ou mesmo a aquisição de objetos de cena, um exemplo: flores. Às vezes, algumas coisas que podem fazer parte da produção, serem obtidas no acervo pessoal do produtor.
É de costume que, quando os acessórios (bolsa, sapato, óculos, bijoux, etc.) são usados em matéria editorial, deve-se dar o crédito aos fornecedores.
Para se evitar problemas de última hora, é importante que o produtor saiba o número de manequim e sapato da modelo. Melhor seria marcar um dia para se fazer a “prova” das roupas.
A pós produção é um fator básico para que a relação do profissional com as empresas que o apoiaram continue a vigorar em harmonia. Tudo que foi pego emprestado deve ser devolvido em perfeito estado e o mais rápido possível.
Notas, comprovantes de gastos devem ser agrupados para serem entregues a quem o contratou.
O Senac de São Paulo fornece um bom curso de produção de moda. Ver site do Senac

CASTING
É a seleção e escolha de modelos que serão fotografadas.
Quando fizer a seleção de modelos para uma determinada campanha, dê preferência por profissionais ou modelos agenciadas. Há sempre aquela sugestão de algum amigo que diz “conheço uma garota linda...” Uma escolha como essa costuma dar problemas na posterior sessão de fotos quando a suposta modelo demonstra ser inexperiente e inexpressiva, fazendo com que o tempo gasto na elaboração das fotos seja muito maior do que o esperado e com um resultado final mediano.
As modelos de agências, mesmo as principiantes (new faces), fizeram curso na área, e já estiveram frente a uma câmera pelo menos quando realizou o seu book. As agências de modelo, reconhecidas no mercado de moda, estabelecem critérios de seleção e fornecem assessoria para essas profissionais para evitarem problemas com os clientes.
Existem vários tipos de agências no mercado: eventos e feiras; infantil; tipos e atores.
A seguir, o passo a passo na escolha de modelos:
Primeiro passo:
- definir o número de modelos, assim como o tipo físico (loira, morena, etc.) Quando se trata de um grande número de roupas, é recomendável que seja contratada no mínimo duas modelos para agilizar o trabalho do fotógrafo: enquanto uma é fotografada, a outra está sendo produzida.
- no momento do casting já deve estar estabelecida a verba, a partir daí, escolher a agência e a classificação da modelo: agências como a Mega dispõe de celebridades, top e new faces. Existe no mercado uma tabela de preços para agências de modelo, mas na contratação pode haver uma negociação de valores.
- No primeiro contato com a agência as informações abaixo deverão ser passadas. Esses itens determinarão o cachê de modelos:
a) as fotos serão utilizadas na propaganda em mídia regional, nacional ou mundial?
b) em quais peças as fotos serão utilizadas?
c) por quanto tempo?
d) tipo de campanha?
Segundo Passo:
A escolha dos modelos poderá ser feita através do site, composite ou book, com aconselhamento do booker (responsável pelo agenciamento da modelo). Se houver necessidade ou dúvidas, solicite à agência um casting ao vivo com as modelos pré-selecionadas.
                                                                                 Composite da agência Totem (frente)
                                                       Composite da agência Totem (verso)


Terceiro Passo:
Definindo qual (ou quais) modelos serão usadas deve-se confirmar com a agência informações como: número do manequim, número dos sapatos, etc.
Pode-se agendar um dia para prova das roupas.
O produtor de moda ou fotógrafo deverá, ao término do trabalho, solicitar o preenchimento e assinatura do termo “Autorização para uso da imagem”.
Sites melhores agências de modelos:
http://www.megamodelsbrasil.com.br/
http://www.fordmodels.com.br/

MODALIDADES DE FOTOGRAFIA DE MODA
Na fotografia de moda a produção e a forma de se fotografar estão associadas ao uso final das fotos. Existem basicamente dois tipos: editorial e catálogo.
Editorial: Usadas para ilustrar matérias em revistas. As fotos para esta finalidade estão associadas a um tema ou conceito. As modelos aparecem em poses mais arrojadas e descontraídas. Não existe muita preocupação em se mostrar a roupa por inteiro nos seus detalhes. Há uma liberdade maior para o fotógrafo na criação das fotos com enquadramentos e cortes inusitados.

Foto editorial: Steven Meisel 
Catálogo: Quando se trata da elaboração de um catálogo de uma coleção, quer seja impresso ou para um site, o estilo das fotos (e pose das modelos) é mais “comportado” e a preocupação do fotógrafo é mais técnica tanto na iluminação como no uso dos recursos da câmera. As fotos devem mostrar a roupa por inteiro com seus detalhes de corte e acabamento e a fidelidade nas cores dos tecidos
>Foto para catálogo da Gap
  FOTOGRAFANDO NO ESTÚDIO
Quando for agendado o dia para a execução de fotos em estúdio, a equipe, composta por fotógrafo, produtor, assistentes, hair-stylist e modelos, deverá estar presente na hora marcada e todos os itens que fazem parte das fotos:
- cenário e objetos de cena (caso houver)
- fundo infinito pintado na cor determinada em briefing
- produção
- roupas
- equipamento fotográfico
- iluminação

EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO
A partir do briefing ou lay out, o fotógrafo consegue determinar qual equipamento será necessário em termos de câmera e iluminação.
Câmera e acessórios:
  • Pela versatilidade de uso, as câmeras digitais com boa resolução final em MP, são as ideais, apesar de que alguns fotógrafos ainda usam câmeras de médio formato em 6 x 7 cm com filme cromo ou back digital.
  • As objetivas ideais para fotografia de moda são as teles 135 mm, 200 mm, etc.), ou zoom 80-200,que não causam distorções na modelo, havendo mais possibilidade de se desfocar o fundo.
  •  Em algumas situações quando é uma exigência no briefing, usa-se a objetiva grande angular (24 mm, 35 mm) dando uma amplitude maior no assunto fotografado e ao mesmo tempo em que causa uma distorção na modelo em primeiro plano.
  • Alguns fotógrafos fazem uso do tripé para suporte da câmera para obter mais precisão no enquadramento e foco, outros fotografam com a câmera na mão que da mais versatilidade na execução das fotos.
  • É importante conferir no menu da câmera digital as configurações em relação ao valor ISO (de preferência 100 ou 200) e um tipo de arquivo para uma boa resolução da imagem. Posicionar a câmera no módulo manual “M” onde o fotógrafo determina o valor correto do diafragma.
  • Deve-se conferir a quantidade de filmes existentes, quando se trata de câmera analógica, pois em fotografia de moda tiram-se várias poses da mesma roupa para se ter opões de escolha. Caso o trabalho seja feito em digital, ver o número de cartões (quanto mais GB, melhor) disponíveis e, se possível, que haja um computador no estúdio para se ir descarregando as imagens.
Iluminação de Estúdio:
Quando houver especificações no briefing quanto ao tipo e qualidade da luz o fotógrafo deverá montar a iluminação desejada podendo ser uma luz dura ou suave, com filtros de cor, etc.
Em muitos casos fica a critério do fotógrafo definir o tipo de iluminação. A iluminação básica com três pontos (fontes) de luz é sempre uma boa opção para quem está começando:
- luz principal: É a fonte de luz com mais intensidade e que irá determinar a qualidade da fotografia. É a luz que está mais próxima da modelo ou de maior potência. Quanto mais próxima estiver esta luz, maior será o valor de diafragma e maior a profundidade de campo ou campo focal.
- luz de enchimento: É a segunda luz a ser posicionada. Ela deve ter a metade da potência da luz principal e vai suavizar e fornecer detalhes nas sombras.
- contra luz: É posicionada por trás da modelo, destacando o primeiro plano em relação ao fundo, ou direcionada ao fundo.
OBS: No dia marcado para as fotos, toda iluminação deverá estar montada nos tripés, com os hazes ou acessórios necessários.
Colocar o valor ISO no fotômetro/flashmeter de acordo com o que se está usando na câmera.

FOTOGRAFANDO...
Antes de dar início às fotos o fotógrafo define com a modelo qual a proposta e tema do trabalho para que ela possa se expressar melhor nas poses.
Com a modelo produzida, da-se o início da sessão de fotos:
1 - posicionar a modelo no fundo, a partir daí, dispor todos os pontos de luz no ângulo e altura corretos. Analisar sempre a incidência da luz na modelo (e na roupa), valorizando as formas, texturas e cor. Tomar cuidado com as sombras indesejáveis.
2 - medir a luz com o fotômetro, ou flashmeter quando a iluminação for de flash. A medição ocorre em vários pontos da imagem e ir conferindo a relação entre elas, portanto o ideal é medir cada uma das luzes em separado para saber a intensidade delas, em seguida medir todas juntas posicionando o fotômetro na frente da modelo. Exemplo: iluminação básica com três pontos de luz:
a) Luz principal: Digamos que o diafragma estabelecido pelo fotômetro foi 16.
b) Luz de enchimento: O diafragma deverá ser 11.
c) Contra luz: A intensidade desta luz tem que ser maior que todas as outras. O diafragma deverá 
    ser 22.
Fazer vários testes e analisar as fotos no back da câmera digital ou em um laptop.
Definido o valor do diafragma e colocado o mesmo valor na câmera, fazer uma ligeira marcação no piso exatamente onde a modelo deve ficar. Qualquer movimento que a modelo faça em relação ao local onde foi medida a luz pode dar diferença na intensidade da mesma.
3 – Cabo de sincronismo: Iluminação em estúdio com flash profissional, exige o uso do cabo de sincronismo entre a câmera e o flash. Fazer essa conexão antes do início das fotos. As câmeras possuem um valor de velocidade do obturador que irá determinar esse sincronismo, normalmente esse número (ou valor) está assinalado em vermelho (no caso das câmeras analógicas).
4 – Ângulo de tomada: é a posição da câmera em relação ao assunto. Com a câmera sobre tripé ou nas mãos, procurar o melhor ângulo de tomada, evitando aparecer às luzes ou tripés na foto. É freqüente em fotografia de moda usar um ângulo frontal em relação à modelo. Nada impede o uso da câmera de baixo para cima ou vice-versa, mas conferir sempre o briefing antes de fazer a escolha.
5 – Direção da modelo: quando a modelo é profissional e está consciente da proposta do trabalho, fica mais fácil para o fotógrafo dirigir a modelo em suas poses solicitando pequenos ajustes na expressão da mesma.
6 – Enquadramento: É o que se vê através do visor da câmera que pode ser vertical ou horizontal. Com as objetivas zoom fica bem fácil efetuar o enquadramento. O fotógrafo amador tem o hábito de fotografar com a câmera na posição horizontal, mas no caso de fotos com uma única modelo, fica melhor usar o enquadramento vertical para se ter um aproveitamento melhor do espaço da foto. Ficar atento onde a foto será usada e o espaço que ela irá ocupar para não fugir das proporções, por exemplo, um out-door pede um enquadramento horizontal.
7 - Focalizar: Claro que a focalização tem que ser no centro de interesse da foto: a modelo. O ideal e usar o foco no automático “AF”
8 – Segurar a câmera com firmeza... e fotografar.






2 comentários:

Fred Valentim disse...

Ótimo post Oswaldo. Parabéns!

Mari Reiter disse...

Muito interessante para quem é iniciante como eu! Parabéns!